Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arcanos & Cia. by Eva Veigas

Vem, caminha comigo. Levo-te pela mão ao encontro de caminhos não percorridos através do universo mágico da Numerologia e do Tarot. Vem! Eva Veigas

Arcanos & Cia. by Eva Veigas

Vem, caminha comigo. Levo-te pela mão ao encontro de caminhos não percorridos através do universo mágico da Numerologia e do Tarot. Vem! Eva Veigas

05.09.18

Tarot - Setembro 2018


Eva Veigas

9 ERMITÃO.jpgO Arcano Regente Natural ou Universal do mês de Setembro é o Eremita que corresponde à carta Número 9, pois este é, como sabemos o nono mês do ano.

 

Mas para além do Regente Universal, e para enriquecer ainda mais esta leitura, que por si só, já teria suficiente informação e detalhe, acrescentámos-lhe mais umas cartas.

 

O Eremita representa uma Porta que se encontra fechada mas que nos dá uma direcção ou indica um caminho que pode ser percorrido ou não.

 

A Rainha de Copas surge como uma força impulsionadora que tanto pode estimular-nos a abrir a Porta como a impedir-nos de o fazer.

 

A Rainha de Ouros é a chave que abre a Porta.

 

O 7 de Ouros representa as forças motrizes inconscientes que actuam sem que nós tenhamos consciência da sua existência, as quais nos poderão impedir de percorrer o caminho ou de sequer abrir a Porta.

 

O Ás de Paus revela o que está atrás da Porta.

 

A proposta deste mês é tornares-te, manteres-te ou continuares a ser autêntico e fiel a ti mesmo, não só quando estás sozinho, mas, e sobretudo quando interages com os outros.

 

Pode parecer-te que a proposta é estranha, mas a verdade é que muitos de nós ainda não somos mestres (de nós próprios, evidentemente) nesta matéria, já que em muitos casos, tendemos a ignorar o que sentimos, querendo agradar aos outros, ou, por outro lado, querendo contrariá-los.

 

Em ambos os casos trata-se de uma chamada de atenção para as nossas próprias limitações, carências e incapacidade de estabelecer barreiras saudáveis dentro dos nossos relacionamentos.

 

Assim, este mês dá-te a possibilidade de reflectires sobre este e outros aspectos, pois o que importa é que te ocupes com seriedade e honestidade acerca da tua própria pessoa e do mundo ou do que significam realmente os outros para ti, para que possas descortinar o que verdadeiramente queres fazer com a tua vida.

 

Que importância ou que peso têm afinal os outros na tua vida? E mesmo que sejas uma daquelas pessoas que afirma que não precisa de ninguém, que peso tem essa afirmação na tua vida?

 

Este é um mês de introspecção, portanto podes e deves voltar-te na tua direcção, num movimento de recolhimento, que nada tem que ver com isolares-te do mundo e dos outros.

 

Escolhe alguns momentos do dia para examinares a fundo qualquer questão que esteja a perturbar-te ou qualquer projecto que ande a bailar nos teus pensamentos, mas ao qual, ainda não deste a atenção necessária. Talvez este seja o momento para o fazeres.

 

Se se tratar de algo que esteja amadurecido e pronto para começar, vai em frente sem hesitações. Se, pelo contrário, a planta ainda está a crescer, então aceita e respeita os ciclos da natureza e aguarda que o fruto cresça e amadureça.

 

Colher o fruto verde não é boa ideia, pois decerto definhará e ainda que o possas comer, será amargo o seu sabor.

 

O Eremita é sinónimo de maturidade, de sabedoria, de integração da sombra com a personalidade, portanto avalia, por ora, o nível de consciência em que te encontras e se sentes que estás longe de chegar a um estado onde já não duvidas de ti, aceita e não te amargures.

 

Persevera! Continua!

 

Segue o teu caminho e admite que tens muito a aprender, tendo porém, a certeza de que um dia te sentirás apto, maduro e crescido para tomares as tuas próprias decisões com calma e sensatez.

 

Entretanto, a Rainha de Copas com a sua sensibilidade e dedicação, surge como uma musa para te inspirar. Ouve a sua voz! O mesmo é dizer, escuta a tua voz interior e aprende a confiar nela.

 

Mantém-te fiel aos teus sentimentos e traz para fora as tuas emoções, pois elas estão e são muito profundas. De tal modo o são, que por vezes tens dificuldade em te expressar, em te fazer ouvir, em comunicares com verdade e harmonia aquilo que sentes. Com algumas pessoas podes não precisar de palavras, pois elas podem entender-te através da simples linguagem da alma, mas com a maioria irás precisar de aprender a expressar-te e a comunicar na linguagem dos homens.

 

Uma outra dificuldade apresentada por esta carta surge aqui como uma chamada de atenção: cuidado para não deixares que os teus humores estejam no comando da tua vida. O humor, como sabes, tem altos e baixos, não te deixes dominar por ele. Sai da dinâmica vítima/carrasco. Puxa essa energia para fora, para que a possas ver.

 

Vê através dos olhos do sábio Eremita e entenderás o que quero dizer.

 

Se permaneceres preso ao ego, à mesquinhez e à pequenez dos teus dias, não vai ser possível abrires a Porta, atrás da qual se oculta o teu verdadeiro Caminho!

 

A Rainha de Ouros é a chave que abre essa Porta. Ela representa a Mãe-Terra, a abundância, a fertilidade, a vitalidade, a força instintiva, a segurança, a ligação com a terra, com o mundo material (não confundir com materialismo ou com ambição desmedida)!

 

O que é importante é que assumas as tuas responsabilidades, que verifiques o que é deveras importante para ti. Que questiones se és um bom administrador da tua própria vida, do teu corpo, das tuas emoções, do teu tempo e dos teus bens materiais.

 

Analisa os teus projectos, verificando e seleccionando quais são viáveis e exequíveis. Depois concentra-te e dedica-te a essa (s) tarefa (s) com paciência, determinação e persistência.

 

No fundo a mensagem é simples: se tem conteúdo e vale a pena o esforço e a entrega, vai em frente. Se te esforças só para acumular riquezas ou se te matas a trabalhar sem uma intenção mais abrangente, mais séria, mais empenhada, num compromisso sério com a tua alma, estás sujeito ao fracasso, ao sofrimento, à ruína e a tudo o que vem nesse pacote, que é sempre pesado e difícil de gerir.

 

E eis que surge o 7 de Ouros a confirmar isto mesmo. Se de momento não tens perspectiva, se não tens ideias ou projectos maduros, reconhece essa realidade e afasta-te. Não forces o teu caminho ou poderás incorrer num gigantesco fracasso e os resultados podem ser desastrosos.

 

E voltamos ao Eremita, que pede calma e serenidade e que com a sua sabedoria te irá ajudar a esperar pelo momento certo ou adequado para ti. Não te obrigues a fazer aquilo que ainda não estás preparado para fazer, só porque vês outros a conquistar aquilo que tu também achas que querias para ti.

 

Aprende a aceitar que estás onde tens de estar. Aproveita para aprender as tuas lições e deixa de te comparar com os outros.

 

O teu caminho é sagrado, como são todos. Não há motivo para comparações. Isto não é uma corrida contra o tempo. Não estamos a correr uns contra os outros. Não estamos sequer numa corrida.

 

Estamos caminhando num trilho, honrando cada passo num caminho, que é só nosso.

 

Cada caminho é único, belo, original. E os caminhos quando vistos numa perspectiva abrangente formam um lindo entrançado de cores que mais se parece com uma tapeçaria colorida e dinâmica, onde cada um contribui com a sua parte.

 

É a nossa perspectiva que é curta, pequena e limitada. Mas se fores capaz de mudar essa perspectiva, se puderes escalar a tua própria montanha verás como tudo se distancia da forma como encaras a tua realidade. Essa realidade é mesmo só tua! E está certa para ti.

 

Mas se puderes elevar-te um pouco acima de ti mesmo, verás outras realidades, e aí já não poderás negar o que vês e o que sentes, e saberás que não estás sozinho neste mundo, nesta dimensão ou em lugar algum deste universo infinito.

 

E assim nos encaminhamos para o que está oculto atrás da Porta, caso te permitas colocar a chave na fechadura e rodar a maçaneta.

 

É o Ás de Paus que te revela o caminho – um Caminho de renovação, um recomeço repleto de esperança, pleno de potencial (todo o potencial que está contido em todo naipe de Fogo, em cada um dos 10 arcanos menores do naipe de Paus).

 

É um caminho de determinação onde a força de vontade é o impulso, a chama viva do Fogo dos Deuses que faz vibrar cada uma das tuas células, cada batida do teu coração, cada inspiração.

 

É o Fogo dos Deuses que te impregna de luz, de consciência viva e luminosa, de sabedoria activa e de amor por cada forma de vida na Terra ou em qualquer outro lugar.

 

Não adies mais o teu Projecto-Vida – o projecto da tua própria vida -. Não adies mais o que habilmente foi desenhado para ti. Não importa o que fazes na vida, não importa que estatuto tens ou que lugar ocupas na sociedade, o que importa é o Que És!

 

Que essência rara e perfumada carregas em ti e com que brilho nos olhos iluminas o mundo e os outros?

 

Porque com o mesmo brilho serás iluminado e com a mesma essência serás perfumado.

 

Eva Veigas
Cascais, 5 de Setembro de 2018

Eva Veigas

Mais sobre mim

foto do autor

Reprodução de conteúdos

Por uma questão de respeito pelo meu trabalho, a reprodução dos conteúdos deste blog deve ser sempre feita com referência à sua autoria. "NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM A TI!" - Grata pela tua compreensão.
These pains you feel are messengers. Listen to them. ~ Rumi

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

  •  
  •  
  • Glossário

  •  
  •  
  • Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2008
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2007
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2006
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D

    Numerologia & Tarot

    Auto conhecimento e desenvolvimento pessoal e espiritual.