A Temperança - Arcano Regente de Janeiro 2016
Eva Veigas
Áreas de vida: Relações, Negócios, Projetos, Natureza
Elementos: Água e Terra
Janeiro traz consigo a forte e equilibradora energia da Temperança. Trata-se de uma carta leve que nos devolve conceitos como transição e/ou continuidade.
Janeiro é por natureza um mês de transição, dado que, como se sabe, marca o início de um novo ano. Assim, este mês convida-nos a colocar o foco na área de vida (ou áreas) que necessita de equilíbrio e harmonia.
Dar continuidade ao seu projeto de vida, aos seus negócios, e não desistir deles é um dos pontos fortes deste mês.
É importante dar vida aos seus sonhos, fazendo a transição do mundo das ideias para o plano material, construindo o seu projeto com dedicação e afinco. O Anjo de Luz presente nesta carta anima-nos e ensina-nos a traçar metas de forma serena e agradável, inspirando-nos com ideias e métodos exequíveis.
Experimentar as duas faces da mesma moeda pode ser bom e traz consigo lições e aprendizagens inesquecíveis, porém há momentos, como este, que nos demonstram que a aprendizagem está feita e é tempo de seguir em frente. Insistir em permanecer numa das polaridades é teimosia, é coisa própria de um ego demasiado grande a querer protagonismo e atenção, a querer sugar energia dos outros para si. Já não há necessidade disso. Já sabemos, porque já aprendemos que esse caminho leva à estagnação (estagnam os sonhos, estagna a energia que nos anima todos os dias, estagna a alegria, o movimento interno esmorece e novamente voltamos a experimentar mais do mesmo. Mais daquilo que já conhecemos e que não nos nutre a alma.
A temperança busca o equilíbrio pois a sabedoria tempera a ação. Agir sem sabedoria é dar tiros no escuro. É esforçar-se inutilmente para atingir coisa nenhuma. É viver iludido que já se fez de tudo, que já se sabe tudo, que já se atingiu a maioridade da alma e a maturidade espiritual e emocional, quando o processo ainda nem começou.
A temperança pede que sejamos genuínos, inteiros, simples de coração puro e dispostos a receber todas as ajudas que vierem. Para isso há que aprender a receber o batismo das águas. Acalmar as emoções, entrando em contacto com os nossos medos mais profundos, aqueles que estão tão ocultos que causam problemas nos rins, retenção de líquidos, e dificuldade em reter e absorver aquilo que é bom para nós, o que nos nutriria verdadeiramente.
Para aprender há que ser humilde de coração, há que saber ouvir, escutar, observar, silenciar os personagens internos que fazem de nós uma autêntica marioneta de mil faces, já que nos leva a ter comportamentos excessivos, inconvenientes e incoerentes.
Possamos nós ser humildes no coração e firmes na aprendizagem.
Eva Colibri Azul
Taróloga Transpessoal
Criadora do Tarot da Transmutação
Para agendamento de sessões contactar evaveigas@sapo.pt