Ano Pessoal 2 em 2011
Paciência e Harmonia
O ano pessoal 2 é o ano que desafia o nosso grau de paciência, pois trata-se de uma energia mais lenta em oposição à do ano pessoal 1. Depois de lançar à terra, as sementes que mais tarde nos permitirão colher os frutos dessa sementeira, encontramo-nos num momento onde nada parece acontecer. A semente está imersa na escuridão da terra sem saber o que lhe vai acontecer. Ela desconhece o seu próprio potencial e tampouco conhece o seu propósito.
Assim é connosco: a espera é longa ou pelo menos temos a ilusão de que o tempo nunca mais passa. A ansiedade apodera-se de nós e há que a acolher. Não adianta dizer que não se está ou que não se quer estar ansioso. O processo é doloroso e passa por encarar a realidade, por aceitar que se está ansioso, depois por compreender para que serve essa mesma ansiedade e finalmente ouvir a resposta. Com a resposta, chegamos à aceitação do facto e consequentemente à integração da situação. Posto isto, a situação que nos provocava um desequilíbrio ou um mal-estar, é agora plenamente integrada harmoniosamente, fruto da nossa paciência perante aquilo que não podíamos alterar. O respeito pelos ciclos que marcam o tempo e o ritmo de tudo o que existe sobre a Terra e principalmente o respeito pelos nossos próprios ritmos, marcam a diferença entre um ser ansioso e impaciente, com tudo o que isso implica e um ser que coopera habilmente e espera serenamente o desenrolar dos acontecimentos na sua vida.
Procurar a harmonia na nossa vida é outro desafio que este ano pessoal 2 nos propõe. Ao adquirir e desenvolver a paciência, passamos a apreciar as pequenas coisas da vida, sem pressas, sem stresse, como se diz nos dias de hoje. Quase sem querer apercebemo-nos de como passamos a desejar harmonizarmo-nos connosco e com os outros. A noção de harmonia sai do papel, e esta palavra ganha expressão no nosso quotidiano. Afinal a harmonia é possível neste aqui e agora. Pacificamo-nos e pacificamos quem nos rodeia, quer a nível pessoal quer a nível profissional.
Cores associadas ao 2: azul, todos os tons pálidos e pastel.
Características positivas associadas ao 2: harmonia, cooperação, colaboração, equilíbrio, diplomacia, tolerância, sensatez.
O 2 pertence ao Elemento Água.
VIDA AFECTIVA
Se ainda não tem crie mais harmonia com o seu par. Não queira ter sempre razão. Colabore e peça ajuda ao seu companheiro/a para se tornarem numa equipa. Unam os vossos esforços para um objectivo comum. Não transforme a sua relação num braço de ferro, mas antes numa equipa onde ambos saiam vencedores.
VIDA PROFISSIONAL
Em termos profissionais, a probabilidade de mudanças é praticamente nula. Seja qual for o lugar que ocupa no seu trabalho, participe mais activamente (se ainda não faz) no esforço que a sua empresa faz para crescer, para acompanhar a evolução. Não encolha os ombros ou não aproveite a “crise” para justificar a sua inércia. Ao contrário, olhe para a realidade, com sensatez, avalie a situação com verticalidade, se ela for menos positiva e foque-se nas soluções e não nos problemas.
CORPO E SAÚDE
Cuide sobretudo dos seios, útero e ovários; os homens devem dar especial atenção à próstata.